segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O que fazemos e o que trazemos de novo?


Proporcionamos um serviço de terapia individual, familiar e conjugal em que as preparações e discussões das sessões são realizadas em conjunto, sendo que, na terapia familiar e de casal estarão mesmo as duas terapeutas em sessão. Este formato de intervenção está disponível ao preço usual praticado nestes tipos de serviços.


Valorizando a riqueza e as potencialidades que todas as pessoas, famílias e casais possuem (ainda que num dado momento possam estar menos conscientes delas), procuramos aumentar o seu leque de possibilidades, através da exploração dos recursos e formas de os concretizar/implementar e desenvolver, com vista à realização dos objectivos pretendidos.
Paralelamente, pretende-se solidificar a confiança dos indivíduos nas suas próprias capacidades de construção de decisões e soluções para o dia-a-dia.

Por pressupor uma postura activa no trabalho terapeutas-clientes, torna-se geralmente possível um processo de intervenção terapêutica mais curto no tempo, sendo o intervalo entre sessões progressivamente mais espaçado e, consequentemente, mais económico.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Quem Somos?

Gostamos de processos transparentes.

E porque antes de marcar a sua sessão tem o direito de conhecer a equipa de trabalho, gostaríamos de nos apresentar!



Ana Vedes


Psicóloga Clínica Sistémica, licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2007. Realizou o estágio académico no Serviço de Psicologia e Orientação da Escola EB 2,3 Ferreira de Castro, em Algueirão/Mem-Martins.

Em 2008, colaborou com o Serviço de Atendimento Familiar e Individual da FPCE-UL, onde desempenhou funcões de terapeuta, membro de observação, discussão e preparação de casos.

Realizou o Mestrado Integrado na área da Conjugalidade, especificamente sobre Satisfação Conjugal; e encontra-se a terminar a especialização em Mediação Familiar.




Ana Marques


Mestre em Psicologia Clínica Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, materializou o seu interesse pela Terapia Familiar e Individual através do estágio no Serviço de Atendimento Familiar e Individual (SAFI) da mesma instituição. A paixão pela arte da fotografia leva-a a trabalhar com imagens na construção de soluções presente no atendimento clínico.




A experiência no SAFI da FPCEUL e o estudo da Terapia Familiar mostrou-lhes os benefícios da co-terapia e das equipas de observação na intervenção terapêutica. No entanto, dado que a generalidade das clínicas não possuí espelhos unidireccionais que permitam a utilização de tais equipas, decidiram trabalhar em conjunto para que não se perca a riqueza da informação contida, desenvolvida e fornecida pelos indivíduos em terapia.



Nasce assim o Projecto "Díade Terapêutica".